Política

Na CPMI do 8 de Janeiro, Heleno chama deputada Duda Salabert de ‘senhor’

Por volta de 13h30, o presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), suspendeu a reunião

Tomada de depoimento do ex-ministro do GSI, General Augusto Heleno. Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, chamou a deputada Duda Salabert (PDT-MG) de “senhor” durante uma discussão na CPMI do 8 de Janeiro, nesta terça-feira 26.

A agressão ocorreu durante os questionamentos de Salabert ao depoente. “O senhor disse que a ditadura militar salvou o Brasil. O senhor coordenou a Operação Punho de Ferro no Haiti, que resultou em um massacre e na morte de dezenas de crianças e mulheres”, afirmou a pedetista.

Salabert, então, foi interrompida por Heleno. “Eu estou querendo proteger vossa excelência. Isso é uma afirmativa mentirosa, se eu quiser, vou para a Justiça e processo o senhor”, disse o militar. “Eu boto o senhor na cadeia.”

“É a senhora. É a senhora. E não vai me ameaçar, não”, devolveu a deputada.

A oitiva de Augusto Heleno foi marcada por discussões com os parlamentares. Ao ser questionado sobre alegações de fraude eleitoral pela relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o ex-ministro desviou o foco e “explodiu”: “É para ficar puto, né?”.

Durante as mais de quatro horas de depoimento até aqui, Heleno tentou se esquivar de assuntos espinhosos, a exemplo da reunião entre o hacker Walter Delgatti e o então presidente Jair Bolsonaro e da presença do tenente-coronel Mauro Cid em reuniões com comandantes militares.

Por volta de 13h30, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), suspendeu a reunião após o deputado Abilio Brunini (PL-MT) se recusar a deixar a sala.

Maia determinou a saída de Brunini sob o argumento de que o bolsonarista estava tumultuando os trabalhos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo