Política

MPF pede à PF que investigue Arthur do Val por suspeita de evasão de divisas

O caso tem relação com o pedido de doações feito por ‘Mamãe Falei’ quando ele viajava pelo leste europeu, sob a justificativa de arrecadar fundos para ajudar as vítimas da guerra na Ucrânia

Arthur do Val, o 'Mamãe Falei', veio do Movimento Brasil Livre. Foto: Carol Jacob/Alesp
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar o ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), o Mamãe Falei. A suspeita é a de que ele tenha cometido o crime de evasão de divisas com dinheiro recebido por doações via Pix, do Brasil, enquanto viajava pelo leste europeu, em março deste ano.

Do Val organizou um pedido de doações juntamente com um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre, Renan dos Santos, sob a justificativa de arrecadar fundos para ajudar as vítimas da guerra. O anúncio da campanha foi feito quando os dois estavam na Eslováquia, perto da Ucrânia.

Segundo despacho do MPF, que leva a assinatura da procuradora da República, Luciana da Costa Pinto, foram arrecadados R$ 180 mil. No entanto, a transferência de dinheiro do Brasil para outro país carece de aval e registro pelas instituições financeiras do estado, daí a suspeita do crime de evasão de divisas.

A procuradora pediu a abertura de inquérito para apuração dos fatos e realização de uma oitiva de Arthur do Val, para que ele apresente a documentação dos valores remetidos ao exterior, além da identificação dos representantes do MBL e seus respectivos depoimentos para apresentarem extratos do Pix.

A assessoria de do Val afirmou que ainda não foi acionada pela PF. No pronunciamento, Do Val defendeu o que chamou de “maior arrecadação do Brasil para a Ucrânia” e que “oponentes” têm o costume de atacá-lo em ano eleitoral. Acrescentou que “a prestação de contas já foi feita e divulgada pela imprensa. Toda a operação foi realizada em conformidade com a lei e já auditada. O Movimento Brasil Livre está à disposição do órgão competente para apresentar essa documentação”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo