Política

MP Militar arquiva ação contra Mauro Cid por depor fardado à CPMI do 8 de Janeiro

Deputada pediu providências e apontou que o episódio ‘macula a imagem da instituição’

Mauro Cid, antigo ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na CPMI do 8 de Janeiro. Foto Lula Marques/Agência Brasil.
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Militar arquivou uma representação contra o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, por depor fardado à CPMI do 8 de Janeiro, em julho.

A avaliação do órgão é que o uso da farda decorreu do fato de a convocação de Cid ter ligação com seu trabalho em um “cargo de natureza militar”.

O pedido de providências foi protocolado pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP), sob a justificativa de que o traje militar no depoimento de uma testemunha sobre possível envolvimento em um crime “macula a imagem da instituição”.

Inicialmente, o Exército, por meio do Centro de Comunicação Social, informou que Cid foi orientado a comparecer fardado à comissão “pelo entendimento de que o militar da ativa foi convocado para tratar de temas referentes à função para a qual fora designado pela Força”.

Nos autos da demanda apresentada por Luciene Cavalcante, porém, a chefia de gabinete do comandante do Exército argumentou que “não houve orientação formal para o uso da farda”.

A alegação reforça, porém, que a escolha de Cid ocorreu “em razão de o mesmo ser militar da ativa e ter sido convocado para tratar de temas referentes à função de Ajudante de Ordens da Presidência da República, cargo de natureza militar, para o qual fora designado pela Força”.

Para o Ministério Público Militar, ainda que o Exército tivesse orientado Cid a depor fardado, não haveria crime. Assim, o órgão pediu o arquivamento da notícia de fato por não encontrar “indícios de crime militar que justifiquem a continuidade das apurações”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo