Política

MP de Contas quer investigar gastos do cartão corporativo de Bolsonaro

Foram gastos ao menos 27,6 milhões de reais com despesas que vão de hotéis de luxo a gastos pessoais, como cosméticos e sorvetes

Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu à Corte a abertura de uma investigação sobre os gastos do cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados que vieram a público nesta quinta-feira 12 mostram que o ex-capitão gastou cerca de 27 milhões de reais durante os quatro anos de mandato.

A manifestação foi enviada ao presidente do TCU, Bruno Dantas, pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado. Nela, o MP pede que a Corte de Contas estabeleça “novos critérios” quanto ao uso do cartão corporativo “em face dos abusos ou desvios apontados em sua utilização”.

Além disso, Furtado solicita o envio da manifestação à Procuradoria-Geral da República, que deverá “verificar se a utilização de referido cartão pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro caracterizaria crime de acordo com a legislação penal em vigência”.

Os gastos de Bolsonaro foram divulgados pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em resposta a uma solicitação feita via Lei de Acesso à Informação pela agência Fiquem Sabendo.

O ex-capitão gastou ao menos 27,6 milhões de reais nos cartões. Entre as despesas estão hotéis de luxo e gastos pessoais como cosméticos e sorvetes.

Entre os dias 9 e 10 de julho de 2021, quando participou de motociatas com bolsonaristas na Serra Gaúcha e em Porto Alegre, foram gastos 166 mil reais no cartão corporativo, em 46 despesas separadas, referentes a hospedagem, alimentação e combustível.

Além dos gastos com viagem, Bolsonaro também usou cerca de 8 mil reais do dinheiro público para comprar sorvetes. Em uma única despesa foram gastos 540 reais em uma sorveteria.

Outra despesa aponta que o ex-capitão gastou 678 mil reais, em 1,2 mil compras, em um mercado que comercializa alta gastronomia. Os gastos destoam  do discurso de Bolsonaro que alega ser um homem de hábitos simples. Além de hospedagens e comida, os dados divulgados também apontam compras em lojas de artigos de pesca e antena parabólica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo