Política

Morre, aos 70 anos, o ex-deputado federal Luiz Alberto

Atualmente, ele ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo da Bahia

Créditos: Foto: Divulgação/PT Bahia
Apoie Siga-nos no

O ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) morreu na manhã desta quarta-feira 13, aos 70 anos, após sofrer um infarto na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

Informações iniciais apontam que Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Ele atuou como deputado federal por cinco mandatos, entre 1997 e 2015. Atualmente, ele ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo da Bahia.

Uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil, também foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado. Luiz Alberto chegou a ocupar o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008 e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.

Após saber do seu falecimento, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), decretou luto de três dias no estado. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que foi governador do estado de 2015 a 2022, também se manifestou em suas redes sociais:

Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto, um grande companheiro e importante liderança do movimento negro que ajudou a fundar o PT e representou a Bahia no Congresso Nacional por mais de quatro mandatos. Força aos familiares e amigos”, escreveu.

O PT da Bahia também lamentou a morte do ex-parlamentar, em nota:

O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Diretório Estadual se solidaria com os familiares, amigos e todos os companheiros de Luiz Alberto e deseja muita força a todos neste momento de grande tristeza”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo