Política

Moro usa vídeo de Bolsonaro para atacar Lula e reforça ‘tabelinha’ com o presidente

O ex-juiz alega que Lula não foi inocentado pela Justiça; para advogado, Moro ‘não tem compromisso com a verdade’

O ex-juiz Sergio Moro e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: EVARISTO SÁ/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), candidato ao Senado pelo União Brasil, reforçou nesta sexta-feira 16 sua reaproximação com Jair Bolsonaro (PL), de quem supostamente se afastou ao deixar o cargo de ministro da Justiça, em abril de 2020.

Incapaz de viabilizar sua candidatura à Presidência, Moro tentou se lançar a senador por São Paulo, mas teve a mudança de domicílio barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Decidiu, por fim, concorrer à Casa Alta por seu estado natal.

Nas últimas semanas, o ex-magistrado da Lava Jato deu sinais de uma “reconciliação” com Bolsonaro. O movimento ganhou tração nesta sexta, quando Moro publicou nas redes sociais uma propaganda eleitoral do ex-capitão na íntegra, a fim de atacar o ex-presidente Lula (PT).

O vídeo alega que Lula não teria sido inocentado pela Justiça. Usa recortes de telejornais, trechos de delações premiadas e comentários de figuras como o jurista Ives Gandra. Trata-se de mais uma tentativa de Bolsonaro – e de Moro – de ampliar a rejeição a Lula por meio de acusações de corrupção.

Para o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, Moro “não tem compromisso com a verdade” e é responsável direto pela ascensão de Bolsonaro à Presidência.

“Lula é inocente, sempre foi, e nenhuma justificativa retórica poderá sustentar o oposto. Foi vítima de uma perseguição implacável promovida por atores do sistema de Justiça que tinham interesses políticos e eleitorais que ficaram claros após o anúncio de suas candidaturas”, disse Carvalho a CartaCapital, em referência também ao ex-procurador Deltan Dallagnol, postulante a deputado federal pelo Podemos no Paraná.

Segundo o advogado, “Lula conseguiu comprovar diante do Brasil e do mundo que foi vítima de uma perseguição implacável e sem precedentes em nosso sistema de Justiça”.

No início desta semana, durante um evento de campanha no Paraná, Moro já havia se referido ao PT como “um adversário histórico” e defendeu “impor ao PT uma derrota a nível nacional”.

Em abril de 2021, por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal anulou todas as condenações de Lula na Lava Jato e declarou a incompetência da Justiça Federal em Curitiba (PR). Dois meses depois, por 7 votos a 4, a Corte confirmou a suspeição de Moro.

Já em abril deste ano, o Comitê de Direitos Humanos da ONU reconheceu a parcialidade de Moro nos processos da Lava Jato contra Lula.

O colegiado também atestou que os direitos políticos do petista foram feridos por ele ter sido impedido de disputar as eleições de 2018. Após abrir caminho para a retirada de Lula do pleito daquele ano, Moro se tornou ministro da Justiça de Bolsonaro.

A ONU anotou que “a conduta e outros atos públicos do então juiz Moro violaram o direito de Lula a ser julgado por um tribunal imparcial; e que as ações e declarações públicas do ex-juiz Moro e dos procuradores violaram o direito de Lula à presunção de inocência”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo