Política

Moro depõe em processo que pode cassar seu mandato

O ex-juiz é acusado de abuso de poder econômico, caixa 2, uso indevido dos meios de comunicação e assinatura de contratos irregulares durante a campanha

Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O senador Sergio Moro (União Brasil) deverá prestar depoimento, nesta quinta-feira 7, ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no âmbito de duas ações que pedem a cassação de seu mandato. 

Os processos, movidos pelo PL e pela federação formada por PT/PCdoB/PV, acusam o ex-juiz de abuso de poder econômico, caixa 2, uso indevido dos meios de comunicação e contratos irregulares. 

Segundo os partidos, Moro teria tirado vantagem indevida na disputa por uma cadeira no Senado nas eleições de 2022. Isso porque, antes de oficializar a sua candidatura ao Legislativo, Moro realizou pré-campanha à Presidência da República. Com mais de 2 milhões de reais investidos, o senador teve maior visibilidade que os demais concorrentes ao Senado. 

Somando a pré-campanha com a candidatura do Legislativo, Moro teria ultrapassado o limite imposto pela lei eleitoral referente aos gastos de campanha.

O Tribunal Superior Eleitoral permitiu que cada candidato gaste 4,4 milhões de reais para a campanha ao Senado em 2022. Segundo a denúncia, Moro teria investido mais de 6 milhões de reais no ano eleitoral, somando a candidatura ao Senado com a pré-campanha à Presidência. 

Em sua defesa, o ex-juiz nega qualquer irregularidade e afirma que os processos são resultados do “choro de perdedor”. Para ele, “é fantasiosa alegação de que a corrida presidencial tenha gerado ganhos eleitorais, uma vez que a desistência gerou gastos políticos”. 

Apesar da equipe do senador ter sinalizado a presença de Moro no Tribunal, o parlamentar tem a prerrogativa de não responder aos questionamentos. 

Novas eleições

Caso Moro seja condenado, a chapa que o elegeu será cassada e o ex-juiz ficará inelegível por oito anos a contar da data do pleito de 2022. 

Na hipótese de cassação, serão convocadas novas eleições para senador no Paraná. 

Entre os possíveis candidatos que vislumbram ocupar a vaga do ex-juiz estão o deputado bolsonarista Ricardo Barros (PP); a presidente do PT Gleisi Hoffman; o ex-senador Álvaro Dias (Podemos); e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que poderá fazer a sua estreia política. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo