Justiça
Moraes se reúne com Alcolumbre para discutir ações de combate ao crime organizado
Reunião reservada ocorreu no mesmo dia em que o Senado instalou a CPI do Crime Organizado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu nesta terça-feira 4 o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para tratar de ações de combate ao crime organizado. A reunião ocorreu na Presidência da Casa, em Brasília, e não constava nas agendas dos dois.
De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência do Senado, o encontro reafirmou o compromisso do Congresso Nacional de “contribuir, de forma responsável e democrática, com soluções legislativas para fortalecer a segurança pública e proteger a vida dos brasileiros”.
O diálogo entre Moraes e Alcolumbre aconteceu em meio à repercussão da megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, e um dia após o ministro se reunir com o governador Cláudio Castro (PL) para discutir a atuação das forças de segurança no estado. Moraes é o atual relator da ADPF das Favelas, ação do Supremo que impõe parâmetros às operações policiais em comunidades.
Mais cedo nesta terça, o Senado também instalou a CPI do Crime Organizado, que vai investigar a atuação de facções e milícias no País. O colegiado será presidido pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), tendo Hamilton Mourão (Republicanos-RS) como vice-presidente e Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator.
Durante a primeira sessão do colegiado, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) sugeriu ao relator que fosse convidado Alexandre de Moraes para prestar esclarecimentos sobre a atuação do PCC no Brasil, destacando a experiência do ministro como ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo e ex-ministro da Justiça. Vieira desconversou e disse que checaria a “possibilidade técnica” de convidar um ministro do STF à comissão.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula denuncia ‘matança’ na megaoperação policial no Rio e pede investigação
Por AFP
As alegações de Castro a Moraes sobre a operação mais letal do Brasil
Por CartaCapital



