Justiça

Moraes proíbe bloqueio de vias e invasão de prédios públicos em todo o País

A determinação veio após o governo federal detectar uma nova ameaça de protestos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do STF e do TSE. AFP PHOTO/TSE/SECOM/ANTONIO AUGUSTO
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que as autoridades públicas impeçam qualquer tentativa de bloqueio de vias públicas ou rodovias.

A decisão do magistrado também veta bloqueios ou invasões que interrompam o tráfego em prédios públicos ou o acesso a esses edifícios sob pena de aplicação de multa de 20 mil reais a pessoas físicas e 100 mil reais a pessoas jurídicas.

No despacho, o magistrado classifica os golpistas como uma “organização criminosa” que atenta contra a democracia e o Estado de Direito”.

O ministro também decidiu que os agentes dos órgãos de segurança pública deverão, sob pena de responsabilidade pessoal, executar a prisão em flagrante de pessoas que ocupem ou obstruem vias.

A determinação veio após o governo federal detectar uma nova ameaça de protestos golpistas organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os atos estavam previstos para acontecer em todas as capitais, inclusive em Brasília, que sofreu depredações por parte do grupo no último domingo 8.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), chegou a determinar a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública na capital federal até 19 de janeiro.

Leia o despacho de Moraes:

ADPF 519 – Decisao 11 de janeiro

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo