Justiça
Moraes prevalece e STF nega recurso do X para desbloquear perfil de Allan dos Santos
O julgamento virtual ocorre na Primeira Turma da Corte; Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o relator
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quarta-feira 30, para rejeitar um recurso da rede social X que pedia o desbloqueio do perfil do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.
O relator, Alexandre de Moraes, votou por negar a demanda e foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin no plenário virtual. Restam os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia.
“Não cabe ao provedor da rede social pleitear direito alheio em nome próprio, ainda que seja o destinatário da requisição dos bloqueios determinados por meio de decisão judicial para fins de investigação criminal”, anotou Moraes.
O X, por sua vez, alegou que o bloqueio integral da conta poderia violar dispositivos constitucionais e caracterizar censura prévia. Moraes, porém, enfatizou que o exercício da liberdade de expressão “não pode ser utilizado como verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”.
O julgamento se refere a uma publicação em que Allan dos Santos atribui o print de uma mensagem à jornalista Juliana Dal Piva. Segundo a defesa dela, a postagem, na qual sua cliente confessaria um plano de Moraes para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é manipulada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PF conclui inquérito sobre o 8 de Janeiro e cita ‘falhas evidentes’ do governo do DF
Por Wendal Carmo
Valdemar deseja que Lira peça ao STF uma redução de penas pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
STF condena mais 14 golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital



