Justiça
Moraes mantém prisão de ‘kid preto’ suspeito de participar de plano para matar Lula
O ministro entendeu que a prisão é necessária para resguardar o andamento do processo criminal
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, voltou a decidir nesta segunda-feira 7 pela manutenção da prisão do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, suspeito de envolvimento no plano para sequestrar e até assassinar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes.
Em fevereiro, Moraes já tinha negado o pedido da defesa pedindo o relaxamento da prisão. Na nova decisão, o ministro entendeu que permanecem presentes os requisitos legais para a prisão preventiva e que a prisão é necessária para resguardar o andamento do processo criminal.
“Verifica-se a necessidade de resguardar a ordem pública e a instrução processual penal, tendo sido corroborado pelo oferecimento da denúncia em face do custodiado, inexistindo qualquer fato superveniente que possa afastar a necessidade de manutenção da custódia cautelar”, afirmou.
Oliveira, que faz parte do Comando de Operações Especiais do Exército, tropa conhecida como “kids pretos”, é réu no núcleo 3 da trama golpista.
De acordo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os denunciados desse núcleo são acusados de planejarem “ações táticas” para efetivar o plano golpista. O grupo é formado por 11 militares do Exército e um policial federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes mantém a prisão de agente da PF investigado por plano para matar Lula e Alckmin
Por Wendal Carmo
PF ouve esta semana ‘kid preto’ suspeito de integrar plano para matar Lula e Moraes
Por CartaCapital



