Justiça
Moraes mantém a prisão de ‘kid preto’ por plano para assassinar Lula
Rafael Martins de Oliveira é um dos integrantes do núcleo 3 da trama golpista


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes manteve na quarta-feira 17 a prisão do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, acusado de envolvimento no plano para sequestrar e até assassinar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio Moraes.
Oliveira é um “kid preto”, apelido de integrantes do Exército ligados às forças especiais.
Na última segunda-feira 15, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao STF a condenação de nove réus do núcleo 3 da trama golpista, do qual Oliveira faz parte. O grupo tem oito militares do Exército e um policial federal.
Gonet reiterou nas alegações finais a denúncia apresentada contra os réus, acusados de planejar “ações táticas” para efetivar o plano golpista. Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
A defesa de Rafael Martins de Oliveira pediu a Moraes a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares. Ao rejeitar a solicitação, o ministro apontou “a necessidade de resguardar a ordem pública e a instrução processual penal”.
A ação penal sobre o núcleo 3 está na etapa de alegações finais dos réus. Em seguida, Moraes deve liberar o processo para julgamento.
Até o momento, somente o núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por mais sete réus, foi condenado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Anistia é golpe
Por Aldo Fornazieri
STF rejeita pedido de advogado para anular a investigação do golpe
Por CartaCapital
Motta confirma Paulinho da Força como relator do projeto de anistia a golpistas
Por CartaCapital