Política

Moraes manda PGR se manifestar sobre investigação contra Zambelli e Malafaia

Parlamentares do PSOL acionaram o STF após os bolsonaristas publicarem vídeos golpistas

Carla Zambelli e Silas Malafaia. Fotos: Agência Câmara e Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta sexta-feira 2 o prazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da República se manifestar sobre um pedido de parlamentares do PSOL para que sejam investigados o pastor Silas Malafaia e a deputada Carla Zambelli (PL-SP), autores de declarações golpistas.

Em vídeo publicado nesta semana, Zambelli estimula militares a não reconhecerem a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL).

“Dia 1º de janeiro, senhores generais quatro estrelas, vão querer prestar continência a um bandido ou à nação brasileira?”, perguntou a deputada de extrema-direita. “Não é hora de responder com carta se dizendo apartidário. É hora de se posicionar. De que lado da história vocês vão ficar?”

Malafaia, por sua vez, pediu em vídeo que Bolsonaro convocasse uma intervenção das Forças Armadas: “Senhor presidente Jair Messias Bolsonaro, o senhor é o presidente legal em exercício, o senhor tem poder de convocar as Forças Armadas para botar ordem na bagunça”.

Segundo a ação do PSOL, a conduta de Zambelli e Malafaia poderia ser enquadrada como um crime contra as instituições democráticas, por “tentar abolir o Estado Democrático de Direito” e “tentar depor o governo legitimamente constituído”.

A bancada do partido também pediu a quebra de sigilos da deputada e do pastor, a fim de averiguar se eles participaram dos atos antidemocráticos promovidos após a vitória de Lula na eleição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo