Política

Moraes manda PF prender Oswaldo Eustáquio e influencer bolsonarista, diz jornal

O ministro também determinou a prisão do influencer Bismark Fugazza, dono do canal Hipócritas no YouTube; a PF ainda não localizou os bolsonaristas

O blogueiro Oswaldo Eustáquio. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal prender o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio e o influencer Bismark Fugazza, dono do canal Hipócritas no YouTube.

A determinação foi revelada pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira 26. Segundo a reportagem, a PF ainda não localizou os bolsonaristas.

Eustáquio é investigado nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos e já foi preso três vezes por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica. O mandado de prisão desta segunda, de acordo com a Folha, está relacionada ao descumprimento das condições impostas pelo magistrado para sua liberdade.

No caso de Fugazza, diz a reportagem, a prisão seria pelas recentes manifestações a favor de atos golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que protestam contra a vitória de Lula (PT).

No último dia 12, Eustáquio se escondeu no Palácio do Alvorada com temor de que fosse preso a mando de Moraes. A informação foi dada a CNN Brasil pelo advogado do blogueiro, Levi Andrade. “Eu não confirmei essa informação de que há um mandado contra ele. Quando há mandado pelo STF não conseguimos saber. Fica em sigilo até cumprir”, declarou. Ele também afirmou que o blogueiro teria entrado no Alvorada com outros dois ativistas.

Procuradas por CartaCapital, a Polícia Federal e as defesas de Oswaldo Eustáquio e Bismarck Fugazza não se manifestaram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.