CartaExpressa

Moraes decreta a prisão preventiva de bolsonaristas por atos de depredação em Brasília

O grupo esteve na mira da Operação Nero, deflagrada em 29 de dezembro

Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decretou a prisão preventiva de quatro investigados pelos atos de vandalismo promovidos por bolsonaristas em Brasília no mês passado. A decisão foi revelada nesta sexta-feira 6 pela TV Globo.

Os quatro estiveram na mira da Operação Nero, deflagrada em 29 de dezembro. Na ocasião, eles foram alvos de prisão temporária determinada por Moraes devido a suspeita de envolvimento no ataque ao prédio da Polícia Federal e no incêndio provocado em carros e ônibus. A preventiva não tem prazo pré-determinado.

A nova determinação de prisão preventiva atinge Joel Pires Santana, Klio Damião Hirano, Átila Franco de Mello e Samuel Barbosa Cavalcante.

São considerados foragidos desde o dia da operação Allan Diego dos Santos, Helielton dos Santos, Walace Batista da Silva, Silvana da Silva, Wenia Morais Silva, Ricardo Aoyama e Wellington Macedo.

Em 12 de dezembro, bolsonaristas executaram os atos de vandalismo após a prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, por determinação de Alexandre de Moraes. Na última quinta-feira 5, Serere Xavante divulgou uma carta na qual pede desculpas e afirma ter errado ao defender, sem qualquer evidência, a hipótese de fraude no processo eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo