Política
Moraes dá 24 horas para campanha de Bolsonaro provar suposta irregularidade em propagandas de rádio
Sem ‘documentos sérios’, o ministro pode determinar ‘instauração de inquérito para apuração de crime eleitoral praticado pelos autores’
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, classificou como “extremamente grave” a acusação feita pela campanha de Jair Bolsonaro (PL) sobre uma suposta fraude na exibição de propagandas eleitorais no rádio.
Moraes estabeleceu, nesta segunda-feira 24, o prazo de 24 horas para a campanha bolsonarista apresentar “provas ou documentos sérios” sobre o caso, “sob pena de indeferimento da petição inicial por inépcia e determinação de instauração de inquérito para apuração de crime eleitoral praticado pelos autores”.
Pouco antes, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, convocou um pronunciamento para afirmar que rádios deixaram de veicular ao menos 154 mil inserções da propaganda de Bolsonaro. O ex-secretário de Comunicação e atual coordenador de Comunicação da campanha do presidente, Fabio Wajngarten, também participou do discurso.
Segundo a campanha, apenas no Nordeste houve 29 mil inserções a menos. Ela, no entanto, não sustentou a alegada irregularidade com qualquer documento.
Em seu despacho, Moraes anotou que “tal fato é extremamente grave, pois a coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral sem base documental alguma, o que, em tese, poderá caracterizar crime eleitoral dos autores, se constatada a motivação de tumultuar o pleito eleitoral em sua última semana”.
O documento bolsonarista sobre a suposta fraude chegou às mãos de Moraes nesta segunda. Na avaliação do magistrado, porém, os fatos narrados “não foram acompanhados de qualquer prova e/ou documento sério, limitando-se o representante a juntar um suposto e apócrifo ‘relatório de veiculações em Rádio’, que teria sido gerado pela empresa ‘Audiency Brasil Tecnologia’”.
Faltaram, por exemplo, informações como “eventuais rádios, dias ou horários em que não teriam sido veiculadas as inserções”.
Uma pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta segunda aponta que Lula (PT) lidera por 7 pontos a disputa pela Presidência da República no segundo turno contra Bolsonaro.
A 6 dias da eleição, o petista marca 50% das intenções de voto, ante 43% do ex-capitão. Brancos e nulos são 5%, enquanto 2% não sabem ou não responderam. Nos válidos, o petista lidera por 54% a 46%.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
No Pará, obstetra filma a si mesmo coagindo casal a declarar voto em Bolsonaro
Por Wendal Carmo
A 6 dias do 2° turno, Bolsonaro permanece com 47% de rejeição, aponta Ipec
Por CartaCapital
A 6 dias do segundo turno, Lula mantém 7 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, mostra o Ipec
Por CartaCapital



