Justiça
Moraes autoriza MPF a negociar acordo para mais de mil investigados pelo 8 de Janeiro
O grupo é formado por pessoas denunciadas por incitação aos atos antidemocráticos


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta terça-feira 22 a Procuradoria-Geral da República a negociar acordos de não persecução penal com uma parte dos réus envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Os acordos eventualmente celebrados pelo Ministério Público Federal livram investigados da prisão, mediante o cumprimento de alguns requisitos.
Na semana passada, a PGR informou ao STF não se opor ao oferecimento de acordos de não persecução penal a parte dos denunciados.
Na manifestação, o órgão opinou sobre um pedido formulado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Se o pleito prosperar, o instrumento pode ser oferecido a cerca de 1,1 mil pessoas que estavam acampadas em frente ao quartel-general do Exército em Brasília.
O grupo é formado por suspeitos de incitação aos atos antidemocráticos. As penas previstas para os crimes imputados neste caso não ultrapassam quatro anos de reclusão.
Segundo o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, Carlos Frederico Santos, não ficou comprovado que esses denunciados participaram de forma pessoal e direta dos atentados às sedes dos Três Poderes.
Santos ressaltou, no entanto, que o entendimento não se aplica aos executores materiais dos crimes, contra os quais pesam acusações mais graves, a exemplo de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Sem acordo para quebra de sigilo de Bolsonaro, CPMI cancela sessão desta terça
Por Victor Ohana
CPMI decide ouvir Gonçalves Dias em 31 de agosto, segundo Arthur Maia
Por Victor Ohana
Investigações da PF sobre Bolsonaro estão longe do fim, diz Dino
Por CartaCapital