Política
Moraes abre novo inquérito contra Allan dos Santos por forjar mensagens
O blogueiro bolsonarista teria falsificado mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a instauração de uma nova investigação contra o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Ele é acusado de forjar mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva.
Para Moraes, caso apresenta conexão com outros inquéritos de sua relatoria, como o das fake news, das milícias digitais e o que apura os atos golpistas de 8 de Janeiro. A decisão, do dia 23 de julho, foi disponibilizada no sistema do STF nesta terça-feira 30.
O ministro ainda intimou o X (antigo Twitter) e a Meta, dona do Instagram, para que, no prazo de duas horas, bloqueiem os perfis de Allan dos Santos sob pena de multa diária de 100 mil reais.
A jornalista do ICL Notícias alega que o blogueiro bolsonarista teria forjado diálogos contra ela. Na conversa fraudulenta, ele afirma que a jornalista teria tentado persuadi-lo a não veicular determinados conteúdos, citando supostos acordos envolvendo a Polícia Federal e o STF.
Dal Piva apresentou uma representação na Corte, afirmando que os prints são fraudulentos e pedindo que o caso seja investigado no âmbito do inquérito das fake news, que apura a existência de uma milícia digital criada para disseminar notícias falsas e atacar as instituições democráticas.
A abertura de uma nova investigação já tinha sido defendida pela Procuradoria-Geral da República. No parecer, o procurador-geral Paulo Gonet também defendeu o bloqueio de duas contas de Allan dos Santos nas redes sociais.
Allan dos Santos está atualmente nos Estados Unidos. Ele é considerado foragido da Justiça brasileira desde 2021, quando teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR defende abertura de nova investigação contra Allan dos Santos
Por CartaCapital
Allan dos Santos telefonou e divulgou número de Moraes em live, aponta relatório
Por André Lucena



