Política

Monica Benicio apresenta queixa-crime contra perfil supostamente ligado a Carlos Bolsonaro

Vereadora do Rio protocolou pedido na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática após ser vítima de ofensas com teor de LGBTfobia

Vereadora afirma estar comprometida com o feminismo antirracista e a luta LGBT. Créditos: Divulgação Vereadora afirma estar comprometida com o feminismo antirracista e a luta LGBT. Créditos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A vereadora Monica Benicio (PSOL/RJ), viúva de Marielle Franco, apresentará nesta sexta-feira 20 uma queixa-crime na Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet do Rio de Janeiro contra um perfil nas redes sociais que tem feito ataques com teor de LGBTfobia à parlamentar.

De acordo com Monica, as ofensas se dão durante os seus pronunciamentos por meio do chat da transmissão da TV da Câmara doe Vereadores.

O perfil, que utiliza nas redes social o nome de Rosiane N. Sol, atacou Monica em virtude da aprovação das homenagens a Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila, em 30 de julho de 2021.

Em 5 de agosto, novas ofensas foram proferidas durante o discurso da vereadora em homenagem ao agosto lésbico.

Nas mensagens, o perfil utiliza o símbolo “sapato” em alusão a “sapatão” e o substantivo masculino “o vereador (sapato)” para referir-se à vereadora.

“Patente aversão odiosa, com o fim de lhe ofender, discriminar, em razão de sua orientação sexual, e negar a sua identidade de gênero e dignidade”, cita trecho do documento.

Em pesquisa no perfil, encontraram-se páginas dedicadas ao vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

O perfil da agressora chegou a ser marcado em pelo menos dois posts nas redes de Carlos. O pedido conclui que “se conhecem OU são a mesma pessoa/robô a seu serviço”.

A ação busca a identificação e a responsabilização cível e criminal da Sra. Rosiane, ou a pessoa que está se valendo deste nome fictício, bem como da sua vinculação com o vereador Carlos Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo