Política
Ministro Queiroga recebe líder integralista em evento fora da agenda
O advogado trabalhou na pasta de Damares Alves de fevereiro de 2019 a maio de 2021, quando foi exonerado
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu em seu gabinete o advogado Paulo Fernando Melo da Costa nesta quinta-feira 26. Melo é uma das lideranças do integralismo no Brasil e militante de movimentos antiaborto. A apuração é da Folha de S. Paulo.
O advogado se tornou o vice-presidente do PTB no Distrito Federal, nomeado por Roberto Jefferson, preso no último dia 13 no âmbito do inquérito que investiga suposta organização criminosa voltada a atacar as instituições democráticas.
Paulo Fernando afirmou que o encontro que não constava da agenda oficial do ministro, foi realizado para que ele colhesse depoimento para biografia sobre o deputado de extrema-direita Enéas Carneiro (1938-2007), de quem Queiroga foi aluno.
O integralismo foi um movimento presente no Brasil na década de 1930, que tinha como inspiração o fascismo italiano.
Após ser procurada pelo portal, a pasta afirmou que incluiu o evento posteriormente, ainda no prazo legal para atualizá-la. Na agenda do ministro, passou a constar o encontro com “Paulo Fernando Melo, advogado e ex-assessor de Enéas Carneiro”.
O integralismo foi um movimento presente no Brasil na década de 1930, que tinha como inspiração o fascismo italiano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


