Justiça

Ministro do TSE diz que Bolsonaro teve ‘comportamento típico de candidato’ em reunião com embaixadores

Floriano de Azevedo Marques apontou abuso de poder político por parte do ex-presidente em encontro com diplomatas

O ministro Floriano de Azevedo Marques durante seu voto no TSE. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Apoie Siga-nos no

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral, considerou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agiu com “comportamento típico de candidato” durante a reunião com embaixadores em 18 de julho de 2022, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

O evento é objeto do julgamento no TSE que pode levar Bolsonaro à inelegibilidade. Os ministros analisam se o ex-capitão cometeu abuso de poder político no discurso aos diplomatas, em que proferiu informações falsas sobre o processo eleitoral, com uso de meios estatais, para obter vantagem na disputa.

Para Marques, Bolsonaro demonstrou ter intenção de tirar proveito eleitoral na reunião no Alvorada, o que caracterizaria propaganda antecipada, uso indevido dos meios estatais e desvio de finalidade.

“A postura do primeiro investigado faz pronunciar que a performance ali caracterizada patenteou-se menos como a de um chefe de Estado, no exercício da competência de travar relações com nações estrangeiras, e mais como um comportamento típico de campanha eleitoral”, avaliou o magistrado.

Marques considerou que Bolsonaro teve comportamento “muito distante da liturgia do cargo de presidente da República”, o que confere “contornos indiciários bastante servientes à caracterização, quando não só de abuso, certamente de desvio de finalidade”.

Para o ministro, o ato de levar temas domésticos e um tom de confronto com o oponente eleitoral aos diplomatas estrangeiros configura um “comportamento típico de candidato, não cabente na atuação de presidente da República”.

O ministro ressaltou, também, “quatro linhas” de retórica no discurso de Bolsonaro para destacar “claro objetivo eleitoral” no encontro com os embaixadores:

  • “Linha autopromocional consistente em se posicionar como candidato”: Bolsonaro teria mostrado preocupação em se apresentar com características positivas e resgatar motes da sua campanha em 2018;
  • “Linha de argumentação negativa aos adversários”: Bolsonaro teria tentado associar o seu principal concorrente a características reprováveis;
  • “Linha de automartirização pela deslegitimação dos juízes”: Bolsonaro teria desenhado um cenário de perseguição contra si por parte da Justiça;
  • “Linha de desqualificação do sistema eleitoral”: Bolsonaro teria agido para desacreditar o sistema de votação e desestimulado a participação dos eleitores.

Marques é o terceiro ministro a votar no julgamento. O primeiro a se manifestar foi o relator, Benedito Gonçalves, que votou a favor a inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos. Já Raul Araújo, o segundo a se posicionar, foi contrário à punição contra o ex-presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo