Política
Ministério da Justiça não entrega cópia de dossiê antifascista ao MPF
Pasta se nega a ceder cópia, mas diz que cumprirá pedido se for solicitada por Augusto Aras
O Ministério da Justiça e Segurança Pública não entregou ao Ministério Público Federal (MPF) uma cópia do dossiê produzido como forma de monitoramento de pessoas supostamente ligadas ao movimento antifascismo. A informação é do jornal O Globo.
No fim de julho, o MPF havia pedido explicações ao governo federal sobre o plano. Para a instituição, o ato relembrou práticas usadas pelo regime militar. O relatório foi, inicialmente, revelado pelo colunista Rubens Valente, do portal UOL.
De acordo com o Ministério da Justiça, o pedido de cessão de cópia do dossiê só será cumprido se for feito pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. A pasta alegou que o assunto é de responsabilidade direta do ministro André Mendonça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



