Política

Ministério da Justiça diz que reiterou pedido de extradição de bolsonarista Allan dos Santos aos EUA

Ministro Alexandre de Moraes questionou governo federal sobre demora em cumprimento da ordem judicial pelo país norte-americano

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que reiterou o pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos no último dia 15 de março por causa da demora do governo dos Estados Unidos em cumprir a ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes.

O ofício do DRCI foi em resposta a um questionamento de Moraes sobre essa demora. No documento, a diretora do DRCI Priscila Campelo relatou que a Embaixada do Brasil em Washington apresentou, em 15 de novembro do ano passado, o pedido de extradição de Allan dos Santos ao Departamento de Estado norte-americano.

O DRCI, entretanto, afirmou que o sistema adotado nos EUA para processar pedidos de extradição envolve a análise do mérito do crime pelo qual o alvo é acusado. Moraes apontou, na ordem de extradição, que Allan dos Santos atuou repetidas vezes para atacar as instituições democráticas.

No ofício, o DRCI diz que pediu ao Itamaraty o envio de novo documento aos EUA questionando sobre o andamento do procedimento, mas que ainda não obteve resposta.

“Observe-se que o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação JurídicaInternacional reitera os pedidos de Cooperação Jurídica Internacional mediante provocação dasautoridades competentes ou, como praxe, em intervalos de cerca de 90 (noventa) dias, visando fielmentemonitorar, enquanto autoridade central, o andamento e o cumprimento das medidas de cooperaçãojurídica requeridas pelo Estado brasileiro”, diz o documento.

Prossegue o ofício: “Por esta razão, em 15 de março de 2022, por meio do OFÍCIO N2974/2022/EXT/CETPC/DRCl/SENAJUS/MJ, o DRCl/SENAJUS/MJSP solicitou à Divisão de CooperaçãoJurídica Internacional do Ministério das Relações Exteriores que consultasse as autoridadesestadunidenses sobre o atual andamento do pedido de extradição em epígrafe”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo