Justiça

Ministério da Justiça determina que PF investigue denúncia sobre uso de software espião no Paraná

Apuração resulta de pedido do deputado estadual Requião Filho (PT-PR)

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) investigue uma denúncia sobre o suposto uso político do sistema de inteligência contratado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR). O mecanismo é conhecido como “software espião”.

O pedido foi feito ao Diretor Geral da PF, Andrei Rodrigues, e cita uma demanda protocolada pelo deputado estadual Requião Filho (PT), líder da oposição ao governo Ratinho Júnior (PSD-PR) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Em outubro do ano passado, o parlamentar pediu ao governo paranaense que explique o uso do sistema utilizado para interceptações telefônicas no âmbito da Diretoria de Inteligência, vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Requião Filho cita “o uso político de sistemas de inteligência” no estado e que “o mesmo pode estar ocorrendo com monitoramento e espionagem de parlamentares, magistrados e demais atores políticos”. 

O software usado pelo governo paranaense é conhecido como First Mile e foi contratado por 6,2 milhões de reais. 

A ferramenta já foi objeto de investigação, também em outubro do ano passado: nesse caso, a apuração feita pela PF resultou em uma operação contra servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

Dados do Portal da Transparência do Paraná mostram que a contratação serviu para “o fornecimento de equipamentos e licenças de uso para a varredura, detecção, identificação, bloqueio seletivo, localização em tempo real e extração remota e instantânea de conteúdo de dispositivos celulares móveis”. 

O governo Ratinho Jr. nega que o software seja usado de maneira irregular. No último mês de dezembro, o Ministério Público (MP) do estado arquivou uma investigação sobre o tema, fruto, inclusive, de uma demanda de Requião Filho.

O parlamentar questionou, entre outros pontos, o motivo pelo qual uma Diretoria de Inteligência foi criada na CGE. O órgão investigador, por sua vez, considerou que não havia irregularidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo