Política

Milton Ribeiro agora diz que mentiu para a filha em telefonema ao citar ligação de Bolsonaro

Em ligação interceptada pela Polícia Federal em junho o ex-ministro disse à filha que havia recebido um alerta do presidente sobre atuação da PF

Jair Bolsonaro e Milton Ribeiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro falou pela primeira vez, nesta sexta-feira 23, após ter sido preso pela Polícia Federal em junho. Em entrevista ao site “Antagonista“, Ribeiro afirmou que mentiu para a filha ao dizer que o presidente Jair Bolsonaro havia telefonado para ele para falar sobre a atuação da PF no caso.

Ribeiro foi preso em junho após denúncias de que os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos atuavam como lobistas no Ministério da Educação (MEC). Segundo as acusações, os religiosos negociavam propina em troca de facilitar o acesso a recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nesta sexta-feira, o jornal “Estado de S. Paulo” publicou uma entrevista com o empresário e candidato a deputado estadual pelo PP no Pará Ailson Trindade, que afirmou que Ribeiro deu aval para que contratos do governo federal fossem negociados em troca de propina para os pastores. Ribeiro negou as acusações e afirmou que há cunho eleitoreiro nas denúncias.

Em uma ligação interceptada pela Polícia Federal em junho, o ex-ministro afirmava à filha que havia sido alertado por Bolsonaro sobre possível atuação da PF. Ao ser questionado sobre o tema nesta sexta durante entrevista, Ribeiro afirmou que mentiu à filha para prepará-la.

— Eu queria de alguma maneira prepará-las (a filha e a sogra) para uma possível entrada, vinda ou pedido de uma intervenção policial em casa, busca e apreensão, como de fato aconteceu. Então, se eu cometi um erro nesse episódio, esse foi o meu erro. Alguns advogados me disseram que seria possível acontecer isso. Se o presidente houvesse me ligado, eu nem estaria na casa (no momento da prisão), fecharia tudo e iria para o interior, para outro lugar. Se ele me desse uma informação tão precisa… Eu não recebi ligação nenhuma do presidente, falei isso para dar a elas (filha e sogra) um caráter mais de seriedade e prepará-las — afirmou Ribeiro.

O ex-ministro disse ainda que cometeu uma “grande falha” ao mencionar o nome de Bolsonaro:

— Essa foi a grande falha que cometi e, agora, de maneira direta ou indireta, querem envolver o presidente. Se ele tivesse informações privilegiadas eu teria outro tipo de informação, jamais seria preso, jamais ia surgir busca e apreensão na minha residência.

Ribeiro foi o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro e pediu demissão em março, após as denúncias a respeito da atuação de pastores na pasta. O ex-ministro negou que tivesse proximidade com os religiosos e que soubesse dos supostos pedidos de propina.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo