Política

Militares podem ter recebido auxílio de R$ 600, diz Ministério da Defesa

Pasta informou que abriu investigação para apurar pagamento indevido

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Defesa afirmou, em uma nota divulgada nesta segunda-feira 11, que militares podem ter recebido o auxílio emergencial de 600 reais. Segundo a pasta, uma investigação foi aberta para apurar o pagamento indevido.

As regras para o recebimento do benefício podem excluir mais de 32 milhões de trabalhadores. Para obter a renda emergencial, o solicitante não pode ter renda mensal acima de meio salário mínimo, o equivalente a 522,50 reais. Sua renda familiar também não pode ultrapassar três salários mínimos.

O Ministério da Defesa não revelou quantos militares podem ter recebido o auxílio emergencial. Segundo o colunista Vicente Nunes, do jornal Correio Braziliense, receberam o auxílio emergencial 189.695 militares da ativa, o que representaria um gasto de 113,8 milhões de reais.

Em nota, a pasta disse que o desvio foi detectado com apoio do Ministério da Cidadania.

“O Ministério da Defesa informa que foi identificada, com o apoio do Ministério da Cidadania, a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal no período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, por integrantes da folha de pagamentos deste Ministério” diz a nota. “A referida folha de pagamentos é composta por militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados.”

Em reportagem de CartaCapital, trabalhadores de diferentes perfis relataram atrasos na conclusão da análise da solicitação do benefício. Segundo o governo federal, mais de 50 milhões de pessoas receberam a primeira parcela do auxílio emergencial até o momento, em um quadro de inscritos que chega a cerca de 98 milhões de requerentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar