Política

Michelle Bolsonaro teria recebido 2º pacote de joias em mãos, diz servidora do Planalto à PF

Segundo informações obtidas e reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo, servidora desmentiu declarações da ex-primeira-dama e afirmou que ‘a caixa com as joias já estava na posse de Michelle’

Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro teria recebido em mãos, no fim de 2022, o segundo kit de joias dadas como presentes pelo regime da Arábia Saudita. Os itens entraram ilegalmente no País na bagagem da comitiva liderada pelo ex-ministro Bento Albuquerque. As informações foram obtidas e reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira 25.

A declaração foi feita por uma servidora do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), órgão do Planalto responsável pela triagem dos presentes recebidos pela Presidência, em depoimento à Polícia Federal. Na oitiva, ela aponta que os itens teriam sido entregues à Michelle no dia 29 de novembro, no Palácio da Alvorada, e conferido pessoalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  

As joias são aquelas que teriam sido trazidas pela comitiva do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, em outubro de 2021, e não passaram pela devida fiscalização da Receita Federal. Na mesma viagem, um kit avaliado em 16,5 milhões de reais ficou retido no aeroporto. O kit recebido por Michelle é o que passou despercebido pela fiscalização. 

O estojo de cinco itens inclui um relógio da marca Chopard que custa cerca de 800 mil reais. O modelo suíço, conhecido como L.U.C. Tourbillon Qualité Fleurier Fairmined, teve apenas 25 unidades produzidas em todo o mundo. Compunham o kit também uma caneta, um anel, um par de abotoaduras e um rosário, todos em ouro cravejado de diamantes. Os valores de todos os itens passariam de 2,5 milhão de reais, segundo avaliação dos servidores. Após decisão do TCU, o kit foi devolvido pelo ex-capitão.

Segundo o depoimento revelado nesta terça, a caixa trazida por assessores do Ministério de Minas e Energia foi recebida pela funcionária, além de seu chefe Erick Moutinho Borges e o museólogo Raniel Fernandes. Naquele momento, foi informado pelos funcionários da pasta que Bolsonaro já tinha visualizado o presente.

Desde que foram denunciados os primeiros casos envolvendo joias sauditas, a ex-primeira-dama tem negado conhecimento dos presentes. As novas informações do caso, no entanto, apontam que ela tinha conhecimento dos itens. De acordo com o registros, Bolsonaro também teve contato com os presentes. No início das revelações, o próprio ex-ministro Bento Albuquerque havia dito que as joias eram para Michelle. Depois, em depoimento, negou.

Documentos obtidos pelo jornal revelam que o pacote foi entregue diretamente no Palácio da Alvorada. O recibo indicando que Bolsonaro recebeu as joias de diamantes foi assinado pelo funcionário Rodrigo Carlos do Santos às 15 horas e 50 minutos do dia 29 de novembro de 2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo