Justiça

Mendonça suspende votação no STF sobre política ambiental para a Amazônia

A ministra Cármen Lúcia considerou que a postura do governo federal é omissa em relação ao combate a crimes ambientais

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro (PL) para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, pediu a suspensão do julgamento da chamada “pauta verde”, sobre as políticas ambientais adotadas pelo governo. A solicitação ocorreu nesta quarta-feira 6. Não há data para a retomada da votação.

Ao pedir “vista”, nome dado ao instrumento que permite mais tempo de análise para o juiz sobre o processo, Mendonça argumentou que a proteção do meio ambiente não é apenas responsabilidade da União, e que a conclusão do julgamento também deveria tratar sobre as responsabilidades dos estados.

O STF começou a analisar as ações na semana passada. Os magistrados iniciaram por duas representações.

Uma delas foi movida por sete partidos de oposição (PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PT, PV e Rede) e pede a execução efetiva do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia. Já a segunda é de autoria da Rede Sustentabilidade e reivindica o reconhecimento sobre a omissão do governo no combate aos crimes ambientais.

Somente a relatora, Cármen Lúcia, se manifestou até o momento. A magistrada reconheceu como inconstitucionais as medidas tomadas pelo governo federal e entendeu como justificada a intervenção do Judiciário.

Além disso, determinou que o Executivo formule em 60 dias um plano de execução efetivo de combate a crimes ambientais e de diminuição do desmatamento ilegal em terras indígenas e em unidades de conservação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar