Política

Marília Arraes lidera disputa pelo governo de PE e venceria qualquer um no segundo turno

Pré-candidata pelo Solidariedade, deputada tem 24% da preferência dos eleitores e reúne apenas 13% de rejeição, segundo a Exame/Ideia

A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE), candidata a governadora em Pernambuco. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Marília Arraes, recém chegada ao Solidariedade, lidera a disputa pelo governo de Pernambuco, segundo a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia, divulgada na noite desta quinta-feira 9. Marília soma 24% das intenções de voto e venceria qualquer um em disputas de segundo turno.

O resultado que mostra a deputada na liderança é do cenário estimulado monitorado pelo levantamento. Em segundo lugar, quem aparece é a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), com 18% das intenções de voto. Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL) têm 12%. Danilo Cabral (PSB) tem 8%.

“A liderança de duas mulheres na sucessão estadual de Pernambuco é uma boa notícia para quem luta pela maior presença feminina na política”, avaliou Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa Ideia.

“Marília Arraes e Raquel Lyra se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital”, detalha ainda a pesquisadora.

O levantamento ainda monitorou o desempenho das pré-candidaturas de João Arnaldo (PSOL), Jones Manoel (PCB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Esteves Jacinto (PRTB). Juntos, os políticos somam 3,5%, destes, 2% são de Arnaldo e 1% de Jones Manoel.

Marília também está na ponta do levantamento na pesquisa espontânea, quando aparece com 11% das intenções de voto. A deputada também registra margem pequena de rejeição, com apenas 13%. A principal adversária, Raquel Lyra, tem 8% neste quesito. Miguel Coelho é o mais rejeitado, com 20% de indicações negativas.

Segundo turno

Nos cenários monitorados de segundo turno no estado, Marília venceria qualquer um dos pré-candidatos quando seu nome é testado. Confira os resultados:

  • Marília Arraes – 40% X Raquel Lyra – 36%
  • Marília Arraes – 37% X Danilo Cabral – 22%
  • Marília Arraes – 41% X Anderson Ferreira – 32%
  • Marília Arraes – 42% X Miguel Coelho – 31%

Disputa aberta para o Senado

Os resultados da pesquisa Exame/Ideia também mostram que a disputa pelo Senado no estado ainda não está definida. No cenário estimulado no levantamento, quem lidera numericamente é André de Paula (PSD), com 8%. Ele está, no entanto, tecnicamente empatado com uma série de outros pré-candidatos.

Teresa Leitão (PT), por exemplo, tem 7%, mesmo resultado apresentado por Gilson Machado (PSC). Em seguida aparecem Luciana Santos (PCdoB), com 6%, e Armando Monteiro (PSDB), com 4%.

Os nomes de Marília Arraes (Solidariedade), Raquel Lyra (PSDB) e Eugênia Lima (PSOL) também foram testados. Todas registraram 2% das intenções de voto caso concorram ao Senado. Carlos Veras (PT) e Fernando Collor (PTB) aparecem com 1%.

A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento foi realizado com base em mil entrevistas entre os dias 3 e 8 de junho.

EXAME-IDEIA-9-DE-JUNHO_ELEICOES_PERNAMBUCO-editorial

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo