Política

Marcelo Freixo é nomeado para a presidência da Embratur

O mandato na agência será de quatro anos; edição extra do Diário Oficial da União traz a exoneração de Gilson Machado Neto

Imagem: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O deputado Marcelo Freixo (PT-RJ) foi nomeado, na quinta-feira 12, como novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur. O órgão é vinculado ao Ministério do Turismo, sob gestão da deputada federal Daniela Carneiro (União-BA).

A nomeação de Freixo foi formalizada em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU). A indicação do parlamentar carioca havia sido confirmada ainda em dezembro. 

A publicação trouxe, também, a exoneração de Gilson Machado (PL), que presidia a Embratur desde novembro de 2020. Machado foi, também, ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL). Um dos principais aliados do ex-presidente, ele ficou conhecido por tocar sanfona nas lives que Bolsonaro realizava. Pernambucano, Machado disputou, nas eleições de 2022, a vaga para o Senado pelo seu estado. Foi derrotado por Teresa Leitão (PT).

Nas eleições de 2022, Marcelo Freixo se candidatou ao governo do Rio de Janeiro (RJ). A disputa foi vencida por Cláudio Castro (PL), no primeiro turno. Naquela altura, Freixo ainda era filiado ao PSB. No dia 4 de janeiro, o agora novo presidente da Embratur anunciou sua filiação ao PT.

Em novembro, quando fazia parte do grupo de Turismo do governo de transição, Freixo detalhou que a proposta orçamentária enviada pelo então governo Bolsonaro previa apenas 20 milhões de reais para investimentos no setor de turismo, em 2023. O valor representaria um corte de mais de 70%, em comparação a 2022.

O setor de turismo brasileiro é um dos mais importantes do mundo. Em 2022, o World Travel & Tourism Council (WTTC) divulgou relatório que apontava que a participação do Brasil no PIB mundial do Turismo, em 2021, foi de 6,4%.

Após a publicação da nomeação para a presidência da Embratur, Marcelo Freixo se pronunciou nas redes sociais, agradecendo a confiança de Lula e afirmando que o principal objetivo vai ser o de recuperar a imagem do Brasil no exterior, visando atrair mais turistas, trazer investimentos e criar empregos.

“O primeiro passo é arrumar a casa”, observou Freixo. “A situação na Embratur é de caos administrativo e ineficiência. Por isso, vamos passar o pente fino nos contratos para acabar com o desperdício. Faremos uma gestão técnica e transparente, retomando o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados, parcerias com o mercado, investimento em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo