Política

Mandetta a Bolsonaro: “Quem aglomera e não usa máscara contrai a doença

Ex-ministro da Saúde critica o uso político que Bolsonaro tem feito da cloroquina

Luiz Henrique Mandetta (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira 09. Em entrevista ao portal Metrópoles, o médico falou que não ficou surpreso ao descobrir que seu ex-chefe se contaminou com o novo coronavírus. 

“Quem aglomera, quem não usa máscara, tem uma chance enorme de contrair a doença. No caso dele, contraiu – e era esperado que contraísse”, afirmou. “Bolsonaro precisa se conscientizar de que agora é um portador de uma doença infecciosa capaz de ser transmitida por gotículas de saliva.”

Mandetta deixou o cargo após se posicionar a favor do isolamento social como medida de contenção.

Na conversa, ele criticou o fato de Bolsonaro politizar o uso da cloroquina.

“O complicado é essa mensagem que ele passa de sugerir a automedicação. Muitas pessoas na idade dele têm problemas cardíacos, que com essa medicação podem ter arritmia cardíaca e morte súbita. Ele, não. Ele tem um médico 24 horas do lado dele, tem um CTI [Centro de Terapia Intensiva] reservado, fez ressonância no primeiro dia”, afirmou.

O ex-ministro acredita que Bolsonaro acabou se tornando um fator de transmissão do vírus.  “Uma pessoa que não segue as recomendações, que não faz o isolamento, que não se trata, enfim, que não se cuida, transmite a doença para um número muito grande de pessoas. O presidente teve contato com muita gente. E essas pessoas tiveram contato também com outras tantas”, diz, ao avaliar que o ex-chefe transmitiu a muitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo