Política

Mais de 160 organizações enviam a Lira uma carta de repúdio ao PL 490

O projeto é criticado por povos indígenas por ser inconstitucional e aprofundar a retirada de direitos à demarcação de terras

Foto: Reprodução/TV Justiça
Apoie Siga-nos no

Mais de 160 organizações assinaram uma carta de repúdio enviada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra a aprovação do projeto de lei 490/07 na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Os subscritores criticam também a truculência policial contra indígenas que se manifestaram na semana passada.

O PL 490, que tem grande rejeição de povos indígenas por alterar regras para a demarcação de terras e demais atividades produtivas em territórios protegidos, foi aprovado na CCJ, sob a presidência da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), da base governista.

Lideranças também acusam Kicis de ter limitado o debate sobre a pauta ao não convocar audiências públicas com representantes indígenas e insistir na aprovação, com urgência, do texto principal.

Na carta, o projeto é classificado como um “ataque aos direitos constitucionais dos povos indígenas” que “abre brechas para a exploração predatória de suas terras, causando danos irreversíveis a estes povos e ao Meio Ambiente”, além de violar normas internacionais das quais o Brasil é signatário, como a Convenção 169 da Organização Mundial do Trabalho, que prevê a necessidade de consultas prévias a indígenas quando projetos dizem respeito a mudanças significativas em seus direitos e cultura.

O avanço das tropas da Polícia Militar do Distrito Federal sobre manifestantes que demandavam uma reunião com o presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, também foi relembrado no documento enviado a Lira.

“Os episódios do dia 22 de junho e a aprovação do PL 490/2007 no âmbito da CCJ confirmam que os atuais interesses legislativos voltados para as temáticas socioambientais estão diretamente relacionados com a intensificação da violação de direitos dos povos originários, dos povos tradicionais e dos povos quilombolas que historicamente lutam pela garantia de suas existências”, diz o texto. Leia a íntegra da carta.

Com a aprovação na CCJ e a previsão de votação dos destaques ao texto principal em breve, a pauta deverá seguir para o plenário, caso seja a decisão de Arthur Lira.

Na quarta-feira 30, o Supremo Tribunal Federal voltará a julgar uma matéria de repercussão geral acerca da tese do “marco temporário” aplicado às demarcações de terras indígenas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo