Política

Maioria rechaça atos golpistas pró-Bolsonaro nos quartéis, mostra pesquisa

PoderData divulgada nesta sexta-feira também mostrou que governo do ex-capitão segue sendo reprovado por 50% dos entrevistados

Ato golpista em Brasília em 15 de novembro. Foto: TERCIO TEIXEIRA / AFP
Apoie Siga-nos no

A maioria dos brasileiros rechaça as manifestações golpistas pró-Bolsonaro em frente a quartéis do Exército pelo Brasil. É o que diz a mais uma pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira 16. Segundo o levantamente, 57% dos brasileiros condena os protestos que pedem intervenção militar para impedir Lula de tomar posse. Um número expressivo porém, de 32%, indicaram concordar com os atos golpistas em favor do ex-capitão.

Os dados foram coletados entre os dias 11 e 13 de outubro, compreendem, portanto, em partes o período após o episódio de violência causado por bolsonaristas em Brasília. O percentual que não soube avaliar a situação soma apenas 11%.

Os manifestantes, importante lembrar, atacaram a Polícia Federal e deixaram um rastro de depredação, incluindo três carros e cinco ônibus incendiados. Os atos de vandalismo foram desencadeados pela prisão do indígena extremista da direita cacique José Acácio Serere Xavante.

Conforme destacam os pesquisadores na divulgação do levantamento, o volume de apoiadores do golpe, ainda que seja menor do que os brasileiros que se posicionam de forma contrária, é expressivo.

“O fato de que essa parcela da sociedade apoia as manifestações mostra que o ainda presidente da República, apesar de praticamente calado depois das eleições, mantém um grupo mobilizado de seguidores. Quem tem 32% dos votos em uma eleição presidencial praticamente já está no 2º turno”, escrevem os pesquisadores na divulgação dos dados.

Bolsonaristas vs petistas

O levantamento desta sexta também desmembrou os resultados entre os eleitores de Lula e de Bolsonaro. Entre os apoiadores do candidato derrotado, o percentual que concorda com as manifestações golpistas salta para 73%. 17%, neste caso, são contra os protestos. Já entre os apoiadores do presidente eleito, só 1% é favorável aos protestos, enquanto 91% dizem ser contrários aos pedidos de intervenção.

A estratificação de gênero, faixa etária, renda e região onde mora o entrevistado também foi monitorada pelo PoderData. É possível ver, por exemplo, que homens concordam mais com a manifestação golpista do que mulheres. Outro dado que chama a atenção é o apoio mais expressivo aos atos antidemocráticos vindo de moradores da região Centro-Oeste, onde estão localizados os estados com maior volume de ruralistas. No Nordeste é onde o golpismo tem o menor apoio. Veja os detalhes:

Bolsonaro é reprovado por 50%

A pesquisa desta sexta-feira também pediu que os entrevistados avaliassem o governo de Jair Bolsonaro (PL) nesta reta final. O candidato derrotado segue, segundo o instituto, com um índice de 50% de reprovação. Só 41% dizem aprovar o trabalho realizado pelo ex-capitão.

Nos dois casos, os números mostram que a avaliação de Bolsonaro piorou. No índice negativo, que mede o nível de reprovação, a oscilação dos dados foi de 2 pontos para cima. Já no índice positivo, que mede e aprovação ao ex-capitão, os dados recuaram 5 pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado no início de outubro, véspera das eleições.

Para chegar aos resultados divulgados nesta sexta, a pesquisa do PoderData, empresa do site Poder360, entrevistou 2.500 pessoas entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2022. As entrevistas foram realizadas por telefone em todas as regiões do País, seguindo a mesma proporção do perfil demográfico brasileiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o levantamento tem 95% de nível de confiança.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo