Política

Maioria dos eleitores da ‘terceira via’ opta por Lula em caso de 2º turno contra Bolsonaro, diz Datafolha

Petista e voto nulo são as opções mais indicadas em uma eventual disputa direta contra o ex-capitão

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A maioria dos eleitores da chamada ‘terceira via’ – aqueles que não pretendem votar em Jair Bolsonaro (PL) nem em Lula (PT) no primeiro turno – optariam pelo petista em caso de segundo turno entre ele e o ex-capitão. A conclusão é de um recorte da pesquisa do instituto Datafolha realizada na semana passada e divulgado nesta terça-feira 23 pelo jornal Folha de S. Paulo.

O levantamento indica que 37% dos que descartam os dois políticos no primeiro turno devem dar voto a Lula na segunda etapa das eleições. Outros 36% dos apoiadores da ‘terceira via’ alegam que a escolha será por voto em branco ou nulo. Há ainda 22% de apoiadores de Bolsonaro e outros 5% que ainda não sabem o que fazer neste cenário.

De acordo com o Datafolha, o grupo que rejeita voto nos dois principais postulantes ao Planalto representa 20% do eleitorado brasileiro. Destes, 35% são apoiadores de Ciro Gomes (PDT), 31% indica voto em branco ou nulo na primeira etapa do pleito e 10% são de eleitores de Simone Tebet (MDB).

Segundo os pesquisadores, uma das explicações para a migração de votos da ‘terceira via’ para Lula é o fato de, nesta mesma pesquisa, o petista ser apontado pela maioria como o candidato ‘mais preparado para lidar com os problemas do País’.

Há, por exemplo, 54% das menções ao ex-presidente como o melhor nome para reduzir a pobreza que afeta os brasileiros. Outros 39% indicam Lula como o candidato certo para resolver a questão da fome que afeta 33 milhões de brasileiros. 43% ainda indicam que o petista teria as melhores soluções para a Educação do Brasil.

Outro motivador da migração de eleitores para o petista, conforme registram os pesquisadores no jornal, é fato de Bolsonaro ser pior avaliado pelos apoiadores da ‘terceira via’. 46% indicam o ex-capitão como um presidente ‘ruim ou péssimo’ e só 10% avaliam ele como ‘bom ou ótimo’. O dado é maior do que no cenário geral, com todos os entrevistados.

O mesmo grupo de eleitores ainda é mais pessimista em relação aos temas econômicos monitorados pela pesquisa. 26% acreditam que a Economia vai piorar nos próximos meses, volume maior do que os 18% registrados no levantamento geral. A outra ponta, que acredita em uma melhora, soma só 33% contra 48% do público geral do levantamento.

A migração de votos da ‘terceira via’ para Lula faz com que o petista, neste momento, mantenha boa vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno. De acordo com o Datafolha, Lula soma 54% de intenções de voto, ante 37% de Bolsonaro em uma disputa direta entre os dois.

Para chegar aos resultados, o Datafolha ouviu presencialmente 5.744 brasileiros entre os dias 16 e 18 de agosto. O recorte de eleitores da chamada ‘terceira via’ é de 1.309 pessoas, o que faz a margem de erro neste caso saltar de 2 pontos percentuais para 3. O nível de confiança da pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral, o registro é o BR-09404/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo