Mundo

Maioria avalia que Lula representa melhor o Brasil no exterior do que Bolsonaro, diz Atlas

Apenas 2,7% dos brasileiros não veem diferença entre os dois governos no plano internacional

Foto: Ricardo Stuckert e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Atlas Intel divulgada nesta quarta-feira 22 mostra que para 51% dos brasileiros o presidente Lula (PT) representa melhor o País no plano internacional do que Jair Bolsonaro (PL). 44,3% responderam que o ex-capitão representava melhor o Brasil, enquanto 2,7% não veem diferença. O levantamento foi encomendado pela CNN Brasil.

Segundo a pesquisa, 49,6% aprovam a política externa do governo Lula, enquanto 47,3% a desaprovam. Em outro recorte, 47,5% disseram que o prestígio do Brasil na cena internacional aumentou desde que Lula assumiu a Presidência, enquanto 42,1% dizem que ele diminuiu.

A rodada divulgada nesta quarta contou com uma amostra de 5.211 respondentes, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 17 e 20 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual, considerando um nível de confiança de 95%.

O instituto também perguntou aos entrevistados se o governo brasileiro está mais próximo ou menos próximo do que deveria aos governos de diversos países.

No topo da lista está Israel: para 58%, o Brasil está menos próximo do que deveria. Na sequência aparecem Estados Unidos (50%), Alemanha (45%) e Reino Unido (43%).

Confira a relação completa:

Imagem: Atlas Intel

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo