Política

Maia derruba convocação a Moro para esclarecer decreto pró-armas e pacote anticrime

Presidente acatou um recurso da deputada Carla Zambelli (PSL) por entender que não caberia à Comissão de Legislação Participativa fiscalizar o ministério

(Foto: Flavio Soares)
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sustou uma convocação do ministro Sergio Moro para participar de uma sessão da Comissão de Legislação Participativa.

Maia acatou um recurso da deputada Carla Zambelli (PSL), que argumentou que a convocatória era uma ‘queda de braço’ desnecessária com o governo. Ao analisar o caso, entendeu que não cabe à comissão fiscalizar o ministério, e sim formular propostas legislativas.

“A função regimentalmente delegada à Comissão de Legislação Participativa está (…) circunscrita à fase de formulação de proposições legislativas (…) À função de fortalecimento da participação popular (…) não corresponde uma função de fiscalização (…) da existência ou da efetividade de instrumentos de participação popular na esfera dos Ministérios, notadamente quando tais instrumentos sequer estão contemplados em regra legal como condicionantes do processo de tomada de decisão desses órgãos”, anotou.

Moro havia sido chamado para esclarecer pontos de seu pacote anticrime, além de falar sobre o decreto que  flexibilizou a posse de armas. O requerimento fora apresentado por Luisa Erundina e Glauber Braga, ambos do PSOL, e aprovado na quinta-feira 28. Os petistas Erika Kokay e Leonardo Monteiro presidem a comissão.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo