Mundo
Na Argentina para cúpula do Mercosul, Lula dispensa Milei e se reunirá apenas com Cristina
A reunião em Buenos Aires vai marcar a transferência da presidência temporária do bloco sul-americano ao Brasil
O presidente Lula desembarcou em Buenos Aires com uma agenda que expõe a frieza das relações com a Argentina sob Javier Milei. Nesta quinta-feira 3, o petista tem um encontro marcado com Cristina Kirchner, ex-presidenta do país, que cumpre medida restritiva em casa após decisão judicial relacionada a processos de corrupção. A visita não contempla, contudo, nenhuma reunião com Milei.
Esta é a primeira vez que Lula pisa em solo argentino desde a posse de Milei, em dezembro de 2023. Apesar do protocolo do bloco prever encontros bilaterais entre chefes de Estado, não há reunião prevista entre o petista e o ultraliberal argentino. O distanciamento confirma o desgaste iniciado ainda na campanha argentina, quando Milei atacou Lula e o PT, e ampliado com a visita de Milei ao Brasil em 2024, ocasião em que ele se encontrou apenas com Jair Bolsonaro (PL).
A cúpula do Mercosul marca a transferência da presidência rotativa da Argentina para o Brasil e acontece um dia após o anúncio de um acordo entre o bloco e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) — Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. A aliança criará uma zona de livre comércio para quase 300 milhões de pessoas e um PIB combinado de mais de 4,3 trilhões de dólares, segundo o Itamaraty.
O Planalto pretende formalizar o pacto até o fim de 2025 e, em paralelo, destravar a ratificação do tratado Mercosul-União Europeia, costurado no ano passado após duas décadas de negociações.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça da Argentina autoriza a visita de Lula a Cristina Kirchner
Por CartaCapital
Governo Lula publica GLO e autoriza uso das Forças Armadas na segurança da reunião do Brics no Rio
Por CartaCapital



