Política

Lula alfineta Bolsonaro e Milei: ‘Quando você ganha as eleições, não tem tempo de ficar brigando’

Presidente esteve no Rio Grande do Sul para anunciar os investimentos do Novo PAC

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros estiveram no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira 15, para anunciar os investimentos do Novo PAC no estado. 

Durante um discurso, o petista voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas ameaças à democracia feitas durante seus últimos meses de mandato. Lula também aproveitou para alfinetar o presidente argentino Javier Milei, pelas brigas com outros setores políticos no país vizinho.

“A democracia está correndo risco. Possivelmente porque nós mudamos de comportamento. A esquerda e os setores progressistas antes criticavam o sistema. Na hora que ganhava as eleições, passava a fazer perto do sistema e a direita que fica fora, fica contra o sistema”, iniciou.

“[Agora] Quem é contra o sistema hoje, que critica tudo, é o Milei, na Argentina. Até o Banco Central ele quer fechar, quer cortar tudo com serrote. E aqui o Bolsonaro, que eu não queria falar o nome dele, que até hoje ele não reconhece a derrota dele”, alfinetou, então o presidente.

Após as críticas, Lula afirmou não ter mais tempo de ficar brigando, porque precisa se concentrar em governar o País.

“Quando você ganha as eleições não tem tempo de ficar brigando, xingando todos os dias os adversários. Eu tenho que governar, e o mandato tem prazo de validade, igual produto alimentício. Eu tenho um compromisso de recuperar esse país economicamente”, destacou o petista.

Mais adiante no discurso, o presidente tornou a fazer críticas à antiga gestão do Planalto. Dessa vez, porém, optou por não mencionar Bolsonaro.  

“Queria que alguém mostrasse uma obra que foi feita no governo passado. É impressionante a incapacidade de execução”, pontuou. 

“Isso é uma demonstração de que quando você não tem o que mostrar, não tem o que fazer, você arruma briga. Todo dia arruma briga com alguém, xinga alguém, provoca a imprensa”, completou.

Anúncio de obras

O Novo PAC, objeto do evento desta sexta, prevê investimento de quase 30 bilhões de reais no Rio Grande do Sul. O montante abrange uma ampla gama de projetos e obras, que vão desde a educação, saúde, moradia até infraestrutura. 

Entre as iniciativas prioritárias está a conclusão da duplicação da BR-116 e a construção da segunda ponte sobre o rio Guaíba, na capital do estado. 

Eduardo Leite, governador tucano do estado, agradeceu a parceria vinda do adversário político.

“Não precisamos pensar igual, precisamos pensar apenas no Brasil”, disse o PSDBista em um trecho do discurso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo