Lula tem vantagem de 16 pontos sobre Bolsonaro, mostra agregador de pesquisas

Petista teria 46% das intenções de voto contra 30% do atual presidente

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP

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O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial com 21 pontos porcentuais de vantagem, como informou o instituto Datafolha, ou com 8, como apontou o PoderData, ambos na semana passada? As 12 pesquisas eleitorais divulgadas no mês de maio indicaram a mesma ordem na disputa – o petista em primeiro, seguido por Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) -, mas atribuíram números muito díspares para cada candidato.

De acordo com o Média Estadão Dados, do jornal O Estado de S. Paulo, Lula tem 46%, 16 pontos porcentuais a mais que Bolsonaro, com 30%. Ciro vem a seguir, com 7%. Há empate entre André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), ambos com 2%. Outros concorrentes, somados, têm 3%.

A média de cada candidato não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O agregador controla diversos parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos para impedir que números destoantes ou desatualizados puxem um dos concorrentes para cima ou para baixo.

A série histórica do agregador tem dados divulgados pelas seguintes empresas: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data. As seis primeiras fazem pesquisas presenciais, ou seja, seus entrevistadores abordam as pessoas face a face, na rua ou em suas casas. As sete últimas promovem sondagens por telefone. O MDA usa os dois métodos.

A forma como os dados são coletados tem influência significativa nos resultados. Na média, pesquisas telefônicas tendem a subestimar a taxa de intenção de votos em Lula e a superestimar a de Bolsonaro. É possível que isso aconteça porque sondagens feitas por telefone tenham mais dificuldades de aferir a opinião dos mais pobres – segmento em que o petista se sai melhor.

A Média Estadão Dados considera o desempenho de cada candidato nos dois tipos de pesquisas, mas depois que essas últimas são submetidas a um fator de correção.


(Com informações da Agência Estado)

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