Política

Lula tem vantagem de 11 pontos sobre Bolsonaro no segundo turno, diz PoderData

O petista soma 50% das intenções de voto contra 39% do ex-capitão

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 25 mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

De acordo com o levantamento, o petista soma 50% das intenções de voto contra 39% do ex-capitão. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 10 e 12 de maio, Lula aparecia com 49% e Bolsonaro ficava com 38%.

Para chegar aos resultados, o instituto, do dia 22 a 24 de maio, realizou 3 mil entrevistas por telefone em 301 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Em levantamentos do PoderData, Lula já esteve 25 pontos à frente do atual presidente. Os índices foram registrados no final de agosto e início de setembro de 2021. A menor diferença entre os favoritos da eleição ocorreu no último mês, e foi de 9 pontos.

Primeiro turno

Além de vencer Bolsonaro no segundo turno, Lula lidera a corrida eleitoral no primeiro. Segundo o PoderData, o ex-presidente tem 43% das intenções de voto contra 35% do ex-capitão.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%, André Janones (Avante), com 3%,  e Simone Tebet (MDB), com 2%. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu da disputa durante a realização da pesquisa, somou apenas 1%.

“O impacto real da saída de João Doria só poderá ser percebido em uma ou duas semanas, com uma pesquisa sem o nome do tucano e quando Simone Tebet já terá conseguido espaço na mídia para se apresentar como candidata de maneira mais assertiva”, pontua o instituto. “O ex-governador vinha pontuando de 2% a 4% desde o início do ano”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo