Política

Lula tem aprovação de 59% de católicos e 29% de evangélicos, diz PoderData

Aprovação geral teve aumento na comparação com dezembro

O presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) inicia o segundo ano de mandato com 49% de aprovação na opinião pública, segundo um levantamento do PoderData divulgado nesta quarta-feira 31. Observados os segmentos religiosos, o petista segue com baixa popularidade entre evangélicos.

De acordo com a pesquisa, 59% dos católicos e 29% dos evangélicos aprovam o governo, enquanto 35% dos católicos e 58% dos evangélicos desaprovam a gestão.

A opinião entre evangélicos, um dos principais fatores de preocupação de Lula, permanece estável desde o início do terceiro mandato, com o máximo de 34% de aprovação em junho e o mínimo na atual rodada.

A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de janeiro, com 2.500 entrevistas feitas por meio de ligações telefônicas em 229 municípios, nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

De acordo com o estudo, a avaliação geral sobre o governo representa um aumento se comparada à do período de 16 a 18 de dezembro, quando havia 46% de aprovação, o menor nível de 2023. O maior patamar foi em junho, com 51%.

Em relação à reprovação, Lula marcou 42%, ante 44% em dezembro. O menor nível havia sido atingido em janeiro de 2023, com 39%, e o maior, em setembro, com 45%.

De acordo com o levantamento, 9% dos eleitores disseram não saber.

Além disso, há um empate técnico entre aqueles que consideram o governo ótimo e bom, 36%, ou ruim e péssimo, 34%. Outros 22% dos eleitores definem o governo como regular e 8% não sabem.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo