Política

Lula tem 53,6% de aprovação entre os eleitores de São Paulo, aponta pesquisa

Avaliação positiva do presidente na capital paulista é um dos trunfos para a chapa Boulos-Marta na disputa pela Prefeitura

Guilherme Boulos, Marta Suplicy e Lula em ato em São Paulo, em 2 de fevereiro de 2024. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas na cidade de São Paulo, divulgada nesta terça-feira 19, captou a avaliação dos eleitores sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Segundo o levantamento, 53,6% dos entrevistados disseram que aprovam a administração de Lula, enquanto 43,6% desaprovam. Outros 2,9% não sabem ou não responderam.

Na última pesquisa do instituto, divulgada em fevereiro, a aprovação era de 54,9%. Já no levantamento divulgado em dezembro do ano passado, a taxa ficou em 55,1%. Em relação à pesquisa divulgada hoje, as oscilações são de 1,3% e 1,5%, respectivamente.

Já a taxa de reprovação do governo Lula em São Paulo, em fevereiro, estava em 41,9%. Em dezembro, o índice ficou em 42%. O atual índice, portanto, seria o maior já registrado na pesquisa.

Os dados desta terça mostram ainda que 38% dos entrevistados consideram a gestão Lula como ótima ou boa. Já os que consideram regular somam 25,3%. Por outro lado, 35,1% consideram a gestão ruim ou péssima. O percentual dos que não sabem ou não responderam ficou em 1,6%.

Nos números detalhados, segundo a Paraná Pesquisas, o índice dos que consideram a gestão péssima (27%) supera o dos que consideram a gestão boa (24,6%).

Os perfis dos que apoiam e reprovam o governo Lula

Segundo a pesquisa, o presidente Lula tem maior aprovação entre as mulheres (57,9%) do que entre os homens (48,5%). Pelo caminho inverso, a reprovação entre os homens é de 48,6%, enquanto entre as mulheres ficou em 39,3%.

A pesquisa também mostrou que o petista tem maior aprovação entre os jovens. Segundo o levantamento, a aprovação entre os que têm entre 16 e 24 anos é de 62,1%, contra 35,9% de reprovação.

Entretanto, a aprovação de Lula entre quem tem entre 35 e 44 anos (47,7%) é superada pela reprovação desse mesmo público (50,2%).

À medida que o nível de educação avança, a aprovação de Lula cai entre os eleitores paulistanos. Segundo a pesquisa, a aprovação entre os que têm ensino fundamental é de 64,1%, contra 32,6% de reprovação. 

Dos que possuem ensino médio, a aprovação é de 54%. Já a reprovação ficou em 43,8%. Por fim, os que têm ensino superior se dividem da seguinte maneira: 43% de aprovação e 56% de reprovação a Lula.

Os números de Lula, importante registrar, são trunfos da chapa Boulos-Marta para superar o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) na disputa pelo comando da capital. Nesta terça, o trecho eleitoral da pesquisa reforça o empate técnico entre os dois adversários.

O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre 13 e 18 de março. No total, 1.350 eleitores foram ouvidos. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo