Justiça

Lula se reúne com ministros do STF no Alvorada para discutir sucessão de Barroso

Encontro contou com Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin; presidente evitou anunciar decisão, mas Jorge Messias segue como favorito

Lula se reúne com ministros do STF no Alvorada para discutir sucessão de Barroso
Lula se reúne com ministros do STF no Alvorada para discutir sucessão de Barroso
O presidente Lula. Foto: Evaristo Sa / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) recebeu, na noite de terça-feira 14, um grupo de ministros do Supremo Tribunal Federal para um jantar reservado no Palácio da Alvorada. A reunião, que não constava na agenda oficial, teve como principal tema a escolha do sucessor do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria antecipada na semana passada.

Todos os ministros do STF foram convidados, mas só participaram do encontro Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Também estiveram presentes o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Durante o jantar, Lula manteve o tom discreto e não revelou quem pretende indicar para a vaga. O presidente afirmou apenas que está “definindo o nome”. O petista não pediu sugestões nem demonstrou intenção de consultar o grupo formalmente.

Embora o advogado-geral da União, Jorge Messias, apareça como o nome favorito, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, corre por fora. Lula, porém, tem outros planos para o senador, e tem dito que gostaria de vê-lo disputando o governo de Minas Gerais em 2026. O presidente considera Messias um aliado leal e preparado, além de figura de confiança dentro do Planalto.

A escolha deve ser anunciada nos próximos dias, após o retorno de Lula de compromissos no Rio de Janeiro. O nome indicado passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado antes de seguir para votação no plenário da Casa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo