Justiça

Lula pede ao TSE ampla investigação sobre rede de ‘desinformação’ de Bolsonaro e aliados

Ação afirma que há uso indevido dos meios de comunicação, abuso de poder político e econômico para influenciar o processo eleitoral

Imagem: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu neste domingo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigue uma rede de desinformação nas redes sociais promovida, segundo a campanha, pelo presidente Jair Bolsonaro e aliados. A ação afirma que há uso indevido dos meios de comunicação, abuso de poder político e econômico para influenciar o processo eleitoral.

Entre os citados pela campanha petista para serem investigados, além de uma série de perfis nas redes sociais, estão o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), a deputada federal reeleita Bia Kicis (PL-DF), a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP), o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o deputado federal eleitor Nikolas Ferreira (PL-,MG), o senador e coordenador da campanha de reeleição Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o candidato a vice Braga Netto e outros 39 aliados.

A ação pede que os perfis listados sejam derrubados das redes sociais e que sejam determinadas diligências para que as plataformas apontem os autores de perfis não identificados. Há, também, um pedido para quebras de sigilos bancários, telefônicos e telemáticos de pessoas e organizações para comprovação de uso de poder econômico.

A campanha do ex-presidente Lula pediu, também, que haja o compartilhamento de provas de duas ações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF): a das milícias digitais, que apura a organização de uma rede de desinformação, e um outro inquérito já aberto na Corte que apura uma rede de pessoas disseminadoras de notícias falsas e investiga fatos que possam configurar abuso do poder econômico e político.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo