Política
Lula pede ao Congresso que arquive projeto de Bolsonaro que legaliza a mineração em terra indígena
Apresentada em 2020, a proposta ainda não foi analisada pela Câmara


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu Congresso Nacional que suspenda a tramitação de uma proposta de lei que pretende regulamentar a mineração e a geração de energia em terras indígenas.
O pedido foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira 31.
O PL havia sido apresentado à Câmara pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020. No entanto, ainda não foi analisado pela Casa.
O projeto do ex-capitão previa a regulamentação da exploração mineral e hídrica nas terras demarcadas e abria a possibilidade para que indígenas explorassem suas terras em outras atividades econômicas, como agricultura e turismo.
Em março de 2022, a proposta foi julgada como urgente, para acelerar o processo de tramitação, sendo votado diretamente em Plenário, sem passar pelas comissões temáticas da Casa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Guajajara diz que governo deve demarcar 14 Terras Indígenas em 2023
Por André Lucena
Após área yanomami, governo prevê operações em mais seis terras indígenas
Por CartaCapital