CartaExpressa
Lula oficializa nomeação de Enio Verri para a direção-geral da Itaipu Binacional
Nova gestão consta em publicação do Diário Oficial da União


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a nomeação do petista Enio Verri para a direção-geral da hidrelétrica Itaipu Binacional, por meio de decreto na sexta-feira 10. A escolha já havia sido feita em janeiro.
A publicação da nomeação consta no Diário Oficial da União, com a assinatura de Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). A nova gestão também foi anunciada na rede social da companhia.
O economista @enioverri é o novo diretor-geral brasileiro da @usina_itaipu. A nomeação consta em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira. 👉 https://t.co/JlS2Lz8ACw pic.twitter.com/hNAYPryMhc
— Itaipu Binacional (@usina_itaipu) March 11, 2023
Com a determinação, fica exonerado do cargo Anatalicio Risden Júnior, nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em janeiro de 2022. Com a nova missão, Enio Verri não poderá atuar no cargo de parlamentar, para o qual havia sido eleito.
Criada em 1973, a Itaipu Binacional tem o controle compartilhado com o governo do Paraguai, hoje sob a presidência de Mario Benítez. O diretor-geral que representa o país vizinho na empresa é Manuel María Cáceres Cardozo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.