Política

Lula nega oferta de cargo para Tábata Amaral desistir de campanha à Prefeitura de SP

Em entrevista, o presidente disse que tem respeito pela pré-candidata e reforçou o apoio a Guilherme Boulos

A deputada federal Tabata Amaral. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, nesta terça-feira 30, pra desmentir notícias que afirmavam que ele teria oferecido um cargo para que a pré-candidata Tábata Amaral (PSB) desistisse da disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Na semana passada, era dada como certa a investida de Lula para tentar convencer a deputada federal a desistir da campanha.

Em troca, seria oferecido a ela o Ministério da Ciência e Tecnologia, atualmente ocupado por Luciana Santos (PCdoB), filiado a um partido de coligação do PT, o que suavizaria a troca.

A saída da pré-candidata poderia favorecer uma eventual vitória da esquerda na disputa com Ricardo Nunes (MDB).

No entanto, Lula negou a interferência na disputa pela capital paulista.

A candidatura de Tábata Amaral é endossada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, enquanto Lula e o PT já declararam apoio ao candidato do PSOL, Guilherme Boulos.

Tanto o presidente, quanto o vice, já sinalizaram normalidade sobre a possibilidade de estarem em palanques diferentes nas eleições municipais.

Mais cedo, em uma entrevista à rádio CBN do Recife, o presidente reforçou a necessidade de se combater o avanço do bolsonarismo na capital paulista, mas negou qualquer movimento político para tirar a deputada da disputa.

“Jamais iria tentar corrompê-la com um cargo [no governo] para não ser candidata a prefeita. Ela sabe o que pode fazer, ela tem noção do que é São Paulo. Se ela quiser ser candidata a prefeita, ela vai ser candidata a prefeita (…) Não é o presidente Lula que vai impedir”, disse o presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo