CartaExpressa

Lula não sabe se participará de protestos anti-Bolsonaro. ‘Não quero transformar ato político em eleitoral’

Ex-presidente afirmou que ainda não decidiu se irá ao ato convocado para o próximo sábado 19, mas defendeu manifestantes

(Foto: Reprodução/Lula/Jovem Pan News Natal)
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) ainda não decidiu sobre seu comparecimento nas manifestações contra Jair Bolsonaro convocadas para o sábado 19, um movimento que, para Lula, não pode ser transformado em um “ato eleitoral”.

“É a sociedade que está convocando para protestar contra o desgoverno, não é o partido, não é campanha”, declarou. “Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral. Não quero os meios de comunicação explorando isso como o Lula estivesse se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira”.

As declarações foram feitas em entrevista à Rádio Jovem Pan News Natal nesta quinta-feira 17, e depois repercutidas nas redes sociais do petista.

 

Para além da ponderação político-partidária, o ex-presidente defendeu o modelo adotado pelos manifestantes de incentivo ao uso de máscaras e álcool em gel nas ruas.

“Não adianta falar que ‘ah, mas o povo agora tá aglomerando’. O povo está aglomerado todo dia e faz tempo. Pra trabalhar, pra pegar ônibus. E sem estar todo mundo vacinado, porque o Bolsonaro recusou as ofertas pra comprar enquanto era tempo”, afirmou.

No entanto, Lula também ponderou que não quer participar gestos que possam mostrar “irresponsabilidade” comparável a Bolsonaro, que aglomera com apoiadores, na maioria das vezes sem máscara, e é criticado por fazê-lo.

No último sábado 12, o presidente foi autuado pelo governo de São Paulo por estar sem máscara na motociata promovida por seus apoiadores. Estavam presentes cerca de 6 mil motocicletas, segundo levantamento dos pedágios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo