Política

Lula lidera em MG com 44% contra 28% de Bolsonaro, diz Quaest

No segundo turno, o petista venceria o atual presidente por 54% a 32%, uma diferença de 22 pontos

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral entre os eleitores de Minas Gerais. Ao todo, de acordo com a nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira 13, o petista soma 44% das intenções de voto, ante 28% de Jair Bolsonaro (PL).

Apesar da vantagem, o resultado desta rodada marca uma oscilação para baixo nas intenções de voto em Lula e um crescimento de sete pontos percentuais para Bolsonaro, quando comparado com os números de março. De acordo com Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, a mudança pode ser explicada pela saída de Sergio Moro (UB) da disputa.

“A saída de Moro da disputa e a indecisão dos outros candidatos da 3ª via ajudaram no crescimento do presidente”, registra o pesquisador em sua análise divulgada nas redes sociais.

A indecisão citada por Nunes pode ser observada na queda da somatória das intenções de voto dos pré-candidatos da chamada terceira via. Em março, todas as candidaturas reuniam 19% da preferência do eleitorado. Nesta sexta, o grupo soma apenas 12%.

Segundo turno

O levantamento também monitorou a preferência dos eleitores mineiros para o principal cenário de segundo turno, disputado entre Lula e Bolsonaro. Novamente, o petista leva larga vantagem e venceria no estado por 54% a 32%, uma diferença de 22 pontos percentuais.

Minas, que é o segundo maior colégio eleitoral do País, é vista como estratégica para a eleição nacional. Desde 1989, o presidente eleito é o que leva mais votos no estado.

Para chegar aos resultados, a Quaest entrevistou 1.480 eleitores de MG entre os dias 7 e 10 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo