Mundo

Lula e Zelensky se reunirão nesta quarta, em Nova York

O petista havia oferecido ao presidente ucraniano duas possibilidades para o encontro

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, postou nas redes sociais uma foto da conversa por vídeo com Lula — Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou o convite do presidente Lula para um encontro em Nova York, segundo integrantes da comitiva brasileira. A agenda deve ocorrer na tarde desta quarta-feira 20. Antes, o petista deve se reunir com o norte-americano Joe Biden.

No domingo 17, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que Lula ofereceu a Zelensky duas possibilidades para a agenda. A resposta, porém, não veio de imediato.

Será o primeiro encontro presencial entre Lula e Zelensky, que já conversaram por telefone em março.

Em julho, o presidente ucraniano disse aguardar um convite de Lula para visitar o Brasil. Ele gostaria, ainda, de contar com a presença de outros líderes latino-americanos no encontro.

Na semana passada, gerou polêmica a afirmação de Lula de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não seria preso se decidisse visitar o Brasil, apesar de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de prisão contra o chefe do Kremlin. O Brasil é signatário do acordo que deu origem à Corte.

Horas depois, porém, o petista declarou que a decisão caberia ao Poder Judiciário. “Não sei se a Justiça brasileira vai prender, isso quem decide é a Justiça. Não é o governo”, declarou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo